Sobre Nós

MISSÃO

A ACAJAMAN - PB tem por missão contribuir para o protagonismo das juventudes e da agroecologia com ênfase   na educação popular e na defesa dos direitos humanos especialmente de camponeses, mulheres e lgbtqi+ para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. (Missão exposta em nosso estatuto social)

     VISÃO

  • Ser Referência das Juventudes
  • Ser reconhecido como organização de formação e luta por direitos humanos;
  • Ser uma organização que através de processos formativos estimula a pratica da agroecologia e o combate aos agrotóxicos.

     VALORES

  • Respeito
  • Fraternidade
  • Responsabilidade social
  • Ética
  • Amor ao próximo
  • Empatia
  • Diversidade
  • Honestidade
  • Democracia

UM POUCO DA NOSSA HISTORIA

A ACAJAMAN PB foi fundação em assembleia geral, dia 03 de janeiro de 2009 como AJA (Associação de Jovens Ambientalistas) da ideia de um grupo de amigos que faziam parte do Projeto Casa Familiar Rural Santo Antônio e tinha como objetivo trabalhar politicas públicas para a Juventude Rural com melhorias e incentivo a agricultura familiar sustentável, mantendo os jovens no campo com renda e qualidade de vida.

Em 2010 a entidade cria um polo no Bairro de Nossa Senhora Aparecida passa a denominar-se como ACAJMAN (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens do Município de Alagoa Nova) e inicia um trabalho voltado para jovens urbanos com incentivo à cultura, criação de grupos culturais e um trabalho social com crianças carentes.

Em 2012 tem uma nova mudança, o retorno do ambientalista para seu nome passando-se a denominando ACAJAMAN (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova-PB) tendo como objetivo o resgate e o incentivo a cultura local, preservação Ambiental, a busca de melhorias para a Agricultura Familiar, combate ao êxodo da juventude através da capacitação dos jovens. Além de continuar com as atividades de valorização e acesso ao esporte, ao turismo como fonte de renda e lazer e a busca do desenvolvimento espiritual.

Em 04 de abril de 2016 a entidade passa a ser uma associação estadual denominando-se ACAJAMAN PB (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba) e passa a ser regida por um novo estatuto Social.

PROJETOS

2011 - PROJETO OFICINAS ACAJMAN Objetivo oferecer oficinas de danças regionais, Hip Hop o Futsal e a Capoeira como fonte de lazer para crianças carentes e socialização as crianças. Iniciamos com 30 crianças e junho tínhamos 150 semanalmente.

“PROJETO VALORIZANDO A VIDA E RESGATANDO A IDENTIDADE I – II – III – IV Inicio julho de 2011 – objetivo, trabalhar com crianças e adolescentes no contra turno escolar com atividades de cultura, esporte e apoio escolar. O Projeto teve ainda 2 edições especiais o Valorizando a Vida na Escola, Parceria com a Escola Municipal Paulo Antônio Gaião e o Valorizando a Vida nos Bairros proposta de decentralizar o projeto, ambos só tiveram uma edição. realizamos também parceria com a Escola Paulo Antônio O Projeto era dividido em etapas de 6 meses, em 2013 tornou-se um Projeto fixo que atendia crianças, jovens adolescentes e adultos com formação politica, social, profissional, cultural e esportiva chegando a ter mais de 300 atendimentos semanais, em 2017 ele volta a ser um projeto direcionado apenas para crianças e adolescentes com foco na cultura e no esporte para. (mantemos em 2019)

2011 á 2016 - PROJETO AÇÃO ACAJMAN Durante o mês de Maio envolvemos o projeto com o objetivo de apresentar e valorizar os artistas, o potencial turístico e cultural e o protagonismo da juventude de Alagoa Nova.

2011 - PROJETO BAIRRO UNIDO - objetivo realizar formação, capacitação e organização social das mães cujos filhos aram atendidos pela entidade.

2011 - PROJETO MOMENTO ACAJAMAN - Programa de Radio transmitido pela Pirauá FM que ia ao ar todas as quartas-feiras com o objeto de informar a população sobre a cidade a entidade e levar cultura a População.

2012 – HISTÓRIAS E MEMORIAS DE ALAGOA NOVA - Projeto realizado em parceria com a professora Ana Lucia Alves de Aquino com objetivo de fazer um resgate a historia local e produzir uma cartilha para os munícipes.

2014 E 2016 - PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS/ESCOLA MUNICIPAL PAULO ANTÔNIO GAIÃO desenvolvemos as focado sem 2 eixos temáticos do Programa 1º eixo: Educação Patrimonial, Oficinas de Cordel Escola e Jornal Escolar,2º Eixo Cultura Afro-brasileira com Teatro e Danças Afro atendendo 60 alunos e realizando rodas de com os pais e funcionários da escola.
2016 a 2018 - PROGRAMA ALAGOA NOVA É NOTICIA Programa que ia ao ar todos os sábados de levar informações de forma clara e direta, sendo espaço de cobranças, entrevistas e diálogos do povo com as autoridades, além de ser um importante instrumento na formação de comunicadores populares.

2016 - FESTIVAL DO MEL evento criado com a intenção de incentivar os produtores de mel da região a se organizar além de provocar o poder publico e incentivar, valorizar e apoia a produção de mel como forma de geração de renda e controle ambiental.

2016 - CURSO DE PRÁTICAS E DESENVOLVIMENTO DO CAMPO Objetivo de formar dentro dos princípios da Agroecologia, jovens camponeses/as como Agente de Desenvolvimentos Rural, os fazendo reconhecer sua Identidade Camponesa e mostrando que da para viver bem no campo. (mantemos em 2019)

2017 - FEIRAS AGROECOLÓGICA E CULTURAL espaço de comercialização da produção agrícola e cultural dos nossos sócios e familiares. (mantemos em 2019)

2017 - CULTURA POPULAR objetivo levar até o jovem do campo o acesso a cultura, através de oficinas de Violão.

2017 – ASSISTÊNCIA TÉCNICA – Objetivo de ofertar assistência para os camponeses que comercializam na Feira agroecológica e cultural.


2018 - GERAÇÃO DE RENDA – Oficinas de artesanato e produção artesanal de material de Limpeza como forma de geração de renda.


2019 - POLOS URBANOS – São sedes da ACAJAMAN em nas áreas urbanas das Cidades de ALAGOA NOVA, AREIAL E SERRA REDONDA que tem as mesmas prerrogativas que a matriz.

2019 - RODAS DE CONVERSA – Tem por objetivo levar para as casas legislativas das cidades onde temos Polo para debater com estudantes do 9º ao 3ª ano temas diversos.

Outras informações Importantes

Desde 2010 Compusemos o s Conselhos Municipais de Assistência Social, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Defesa da Criança e do adolescente (ainda compomos), Desenvolvimento Rural e Sustentável (ainda compomos), Turismo (ainda compomos),

De 2011 a 2014 Contribuímos com a organização dos Caminhos do Frio em Alagoa Nova

Desde 2013 Realizamos parcerias com SENAI, Redentorista, SEBRAE, SENAR e outros parceiras para realização de cursos e treinamentos em áreas diversas.

De 2013 a 2019 fazemos a articulação das Plenárias Municipais do Orçamento democrático Estadual em Alagoa Nova.

Desde 2014 Realizamos diversas Plenárias na Câmara Municipal de Alagoa Nova para tratar de temas como meio Ambiente, DST´s, Educação do campo, Previdência Social, Racismo, Feminismo, Cultura...

2018 – Articulamos em Parceria com o Seja Digital o cadastramento de famílias para recebimento de forma Gratuito do kit de Conversor Digital em Alagoa Nova, Esperanças, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roca e Campina Grande.

Em nosso corpo técnico contamos com agroecólogos, Técnicos Agrícolas, Pedagogos, Assistente Social, Historiador, agricultores, artesãs, cordelistas, poetas, músicos, Dançarinos, agricultores, advogado e cantores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Busca!